Eu

 

“Nobody can stop who knows where they’re going!”

 

 

 

História de Vida

 

Sou a Maria Martins e levo o ciclismo como uma forma de vida!
A paixão pela bicicleta e o poder de desafiar a velocidade surgiu em mim, desde os 5 anos de idade. Acompanhada pela empregada que cuidava de mim, fomos lanchar e eu vi um grupo de ciclistas a treinar, achei aquilo o máximo e logo de seguida, pedi ao meu pai para me comprar uma bicicleta.

 

Ciclismo vs BTT

Felizmente, recebi uma bicicleta de BTT, para assim poder começar a treinar com os amigos da minha aldeia. Ainda me lembro do meu primeiro treino de BTT… cheguei cheia de lama e toda molhada, mas feliz porque tinha sido das melhores experiencias que alguma vez tive. Foi quando eu finalmente percebi: este é o meu desporto! Eu estava infetada!
A minha primeira corrida foi em Loulé, no Encontro Nacional de Escolas, onde obtive a minha primeira taça, com um 4º lugar no escalão de Iniciados. A partir daí, fui me divertindo ao longo dos anos, realizando diversas provas, onde me apercebi que isto era algo que poderia lutar futuramente. Quando subi para o escalão de Cadete, o meu pai comprou-me uma bicicleta de estrada para eu treinar melhor, no entanto, continuava a fazer apenas provas de BTT. No início desse escalão fui selecionada para um estagio da Seleção Nacional, onde tive a oportunidade de experimentar uma vertente do ciclismo… a Pista! Foi aí que comecei a interessar-me pela Pista… adorei andar no velódromo, embora ao início com um pouco de medo de cair, fui esquecendo os medos…
Foi então que me convidaram para ir fazer uma corrida de estrada por uma equipa, eu aceitei o desafio! Embora no início o ciclismo de estrada não me fascinasse muito, penso que neste momento, é algo que admiro muito! O bichinho foi aumentando ao longo dos anos, e cheguei a uma altura que tive de optar por apenas uma modalidade… Acabei por escolher o ciclismo de estrada em complemento com a Pista, nunca esquecendo de onde vim!

 

Início do Sonho

Foi no mês de Julho de 2016 que tive os melhores momentos da minha vida…
Quando subi para o escalão de Júnior, sabia que era um ano de aprendizagem, no entanto, enfrentei este ano como todos os outros que enfrento… com trabalho, dedicação e principalmente com prazer no que faço! Considero que foi um excelente ano, tanto em termos de resultados, como em termos de aprendizagens… Onde, o mês de Julho marcou-me pelos fantásticos momentos que vivi!
Participei no Campeonato Europeu (12 a 17 de Julho) e Mundial (20 a 24 de Julho) de Pista, onde no Europeu fui Vice-Campeã de Scratch… O sonho concretizou-se!!! Não há palavras possíveis para descrever estes momentos, simplesmente inesquecíveis!
Foi dos melhores dias da minha vida… Fazer o meu aniversário em Itália com toda a equipa da seleção de Portugal, celebrar a vitória no Campeonato Europeu de Futebol, dois dias depois sagrar-me Vice-Campeã da Europa, e ainda poder ir aos Campeonatos Mundiais, foi terminar esta experiência da melhor maneira. Considero o início do sonho…