Pista

 
O ciclismo de pista é um tipo de competição desportiva derivada do ciclismo de estrada, porém é disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromos. Esta é uma modalidade regulada pela UCI (União Ciclista Internacional).
  • O que é um Velódromo?

Um velódromo é uma pista que recebe diversas provas e competições de ciclismo. Este tem forma oval, com curvas e retas inclinadas. A superfície da pista é maioritariamente composta de madeira, no entanto, existem outros tipos de pistas.
A distância dos velódromos pode variar entre 150 e 500 metros. Porém, a maior parte das pistas possui uma distância de 250 metros. A inclinação da pista é diferente conforme o trajeto total do velódromo.
As bicicletas utilizadas nos velódromos diferem daquelas que participam de provas de estrada. O design é arrojado neste tipo de bicicletas, principalmente para favorecer mais velocidade e aerodinâmica. Outras características marcantes é que este tipo de bicicleta tem apenas uma mudança, é de carreto preso, ou seja, a roda não é livre e como tal, adquirindo velocidade na bicicleta não se pode para de pedalar, mantendo a pedalada.
E, por fim, estas bicicletas não possuem travões, e como tal quando é preciso parar a bicicleta, o ciclista resiste ao movimento dos pedais, desacelerando até parar. Outra maneira de abrandar a velocidade durante um exercício na pista, é aproveitar a inclinação desta e subir conforme a necessidade.

  • Tipos de Provas:

O ciclismo de pista é regulado pela União Ciclista Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo as principais listadas abaixo:
Scratch;
Corrida por Pontos;
Eliminação;
Perseguição Individual;
500metros C/R;
Kilo (1Km);
Velocidade;
Volta Lançada;
Perseguição por Equipas;
Velocidade por Equipas;
Keirin;
Omnium;
Madison.

 

  • Scratch:

O Scratch é uma corrida em que todos os ciclistas começam juntos e aquele que terminar primeiro a distância  determinada sobre a linha de chegada depois de um certo número de voltas, vence! Não há pontos intermédios e/ou sprints.
Regulamentos da UCI especificam que uma corrida de Scratch tem distâncias mais curtas de 10 km para os masculinos e 7,5 km para femininos, podem ser utilizadas para qualificações. Esta prova também pertence à corrida Olímpica – Omnium.

  • Eliminação:

A Eliminação é uma corrida com partida conjunta, onde assim que a partida é dada, na próxima volta há um sprint, onde o último a passar com a roda de trás na meta é eliminado. Este processo decorre até restarem apenas dois corredores. Neste ultimo sprint, ganha o primeiro a passar com a roda da frente na meta. Esta prova também pertence à corrida Olímpica – Omnium.

 

  • Perseguição Individual:

A Perseguição individual é uma corrida, na qual dois ciclistas são colocados nos pontos opostos da pista e percorrem a distância de 4 km (para homens) ou 3 km (para mulheres). É declarado vencedor o atleta que obtiver o menor tempo ou alcançar o seu adversário. Um corredor é considerado alcançado no momento em que o pedal da bicicleta do seu adversário alcance o seu próprio pedal, ou seja, é dobrado pelo seu adversário.  Esta prova também pertence à prova olímpica – Omnium.

  • Kilo / 500metros C/R:

Trata-se de um curto contra-relógio individual com uma distância de 1 km para os homens e 500 metros para as mulheres. A partida é dada da mesma forma que a perseguição individual, ou seja, um de cada lado da pista. O corredor que conseguir o melhor tempo é declarado vencedor. Esta prova também pertence à prova olímpica – Omnium.

 

  • Volta Lançada:

Esta prova consiste em fazer o menor tempo possível numa distância de 200 metros, onde os ciclistas são lançados até à balaústra e após percorrem duas voltas na balaústra, lançam-se para a linha de 200 metros até à meta.

  • Corrida por Pontos:

A corrida por Pontos é uma prova de partida conjunta com duração que pode variar entre 20 e 40 km, em que são disputados sprints intermédios a cada 10 voltas. Ao final de cada sprint, são atribuídos 5 pontos para o primeiro classificado, 3 pontos ao segundo, 2 pontos ao terceiro e 1 ponto ao quarto. Também são atribuídos 20 pontos para o corredor que dobrar (ganhar uma volta) em relação ao pelotão principal.
Caso um ciclista perca uma volta em relação ao pelotão principal, será subtraído um total de 20 pontos. É declarado vencedor o competidor que tiver obtido o maior número de pontos. Esta prova também pertence à corrida Olímpica – Omnium.
  • Omnium:

O Omnium (do Latim: todos, todos à volta de tudo) é uma competição de várias corridas no ciclismo de pista. É uma corrida que é disputada durante dois dias. No primeiro dia, a primeira corrida é o Scratch, depois a Perseguição Individual e a Eliminação. No segundo dia, começasse pelo Kilo(1 km) para os homens e 500 metros C/R para as mulheres, depois a Volta Lançada e por fim, a etapa rainha, a Corrida por Pontos.
  • Perseguição por Equipas:

A Perseguição por equipas é uma corrida disputada por duas equipas de 4 elementos, que iniciam em pontos opostos da pista e percorrem uma distância de 4 km, no feminino são 3 ciclistas com distância de 3 km. Vence a equipe que obtiver o menor tempo ou alcançar a outra. Uma equipe é considerada alcançada quando a equipa adversária atinge uma distância igual ou inferior a um metro. Esta corrida pertence ao programa olímpico.

 

 

  • Velocidade por Equipas:

A velocidade por equipas é uma corrida de ciclismo de pista, a prova é composta de dois equipas de três ciclistas que fazem três voltas na pista (para as mulheres, 2 ciclistas e 2 voltas). Cada ciclista lidera uma volta, saindo o primeiro após uma volta, e o segundo após sua volta, até o terceiro terminar a prova sozinho. O vencedor é a equipa com a menor soma dos tempos.
  • Velocidade:

O sprint ou corrida de velocidade é uma prova que envolve dois ou quatro ciclistas, que competem contra um oponente, diferentemente da perseguição, os corredores começam juntos e a prova consiste em percorrer três voltas, o primeiro a cortar a meta vence a corrida. Antes de chegar ao “mano-a-mano” são realizadas qualificações num sprint de 200 metros. Chegando ao “mano-a-mano”, cada eliminatória tem duas mangas (dependendo do resultado da segunda manga).
  • Keirin:

A prova consiste em oito voltas na pista de 250 metros. Nas primeiras cinco voltas e meia (1 km e 375 metros), os atletas pedalam atrás de uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo até que os atletas cheguem aos km/h. Após esse momento, a moto sai da pista e os ciclistas disputam a prova nas duas ultimas voltas e meia (625 metros).

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Madison:

A prova é feita em duplas. Enquanto um ciclista pedala devagar na parte alta do velódromo, um outro corre o mais rápido possível na parte baixa. Para trocar de posição, o ciclista que estava na parta alta da pista vai descendo para baixo até ao encontro do outro colega de equipa. Estes depois dão a mão um ao outro e o que esteve a descansar impulsiona o seu colega para assim lança-lo para as suas voltas.